terça-feira, 22 de outubro de 2013

TIPOS DE REDES...

...ATUAIS.

Num primeiro momento, os computadores eram interconectados nos departamentos da empresa. Sendo assim, a distância entre os computadores era pequena, limitada a um mesmo local. Por esse motivo as redes passaram a ser conhecidas como redes locais. Com o passar do tempo, as necessidades continuaram a aumentar, a troca de informações somente entre computadores de um mesmo setor já não era suficiente. Surgiu a necessidade da troca de informações entre departamentos de uma empresa, filiais de uma empresa, prédios e edifícios espalhados por uma cidade ou uma região metropolitana. Dessa forma, os computadores passaram a ser interligados por distâncias maiores o que passou a ser conhecido por rede de região metropolitana. Atualmente, existe a necessidade do envio e recebimento de dados entre computadores, em qualquer lugar do planeta, fato que gerou o aparecimento do termo rede de alcance mundial, ou simplesmente Internet.
LAN
Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network) é uma rede de computador utilizada na interconexão de computadores, equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.
As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.

MAN
Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilômetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.
Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica, e os desenvolvimentos mais recentes para acesso a internet de alta velocidade sem fio, resultaram em outra MAN).
WAN
A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das Redes pessoais (PAN), das Redes de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN).
As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rápida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.

WLAN
Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o também a muitos particulares.

WMAN
É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WLAN, isto é, cobre cidades inteiras ou grandes regiões metropolitanas e centros urbanos.
A WMAN é uma rede sem fio que tem um alcance de dezenas de quilômetros.
Podendo interligar, por exemplo, diversos escritórios regionais, ou diversos setores de um campus universitário, sem a necessidade de uma estrutura baseada em fibra óptica que elevaria o custo da rede.

WWAN
É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WAN, isto é, pode cobrir diversos países atingindo milhares de quilômetros de distancia. Para que isso seja possível existe a necessidade de utilização de antenas potentes para retransmissão do sinal.
Um exemplo de WWAN se refere a rede de celulares que cobre as diversas regiões do globo. A distância alcançada é limitada apenas pela tecnologia de transmissão utilizada, uma vez que o nível do sinal vai depender dos equipamentos de transmissão e recepção.
Por cobrir grandes distancias ela é mais propensa a perdas de sinais por causa dos ruídos e condições climáticas.

SAN
Uma SAN (Storage Area Network), é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados.

PAN
Uma PAN (Personal Area Network) é uma rede doméstica que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth obtém-se uma rede PAN.

GAN
Uma GAN (Global Area Network) é uma conexão de redes de longa distância ao longo do globo.

CAN
Uma CAN (Campus Area Network) é uma ligação entre vários computadores de vários edifícios numa determinada área (EX. Universidades, Escolas, …);

OUTROS TIPOS:
Podem-se classificar também como:

Peer-to-Peer: Neste tipo de arquitetura os computadores não necessitam de qualquer tipo de sistema operativo, e os computadores não necessitam de ter grande capacidade quer de memória como de processamento;

Cliente-servidor: Neste tipo de arquitetura existem computadores dedicados, ou seja, têm recursos a que os outros computadores (manejados pelos clientes) vão aceder, estes tipos de computadores, são quase como super computadores, ou seja, computadores com muita memória e de grande quantidade de processamento, e usam sistemas operativos de rede (EX. Windows 2008 Server).

Referências: 
Darrick Addison (01 de fevereiro de 2001). Criação de uma Rede de Área Local. IBM developerWorks. Página visitada em 30 de Abril de 2013.

Allan Francisco Forzza Amaral. Redes de Computadores - Curso Técnico de Informática. Rede eTec - Ministério da Educação e Cultura. Página visitada em 30 de Abril de 2013.

Capitalhead (31 de outubro de 2008). SAN vs DAS: A Cost Analysis of Storage in the Enterprise. Página visitada em 30 de abril de 2013.

Ana Paula Pereira (28 de Junho de 2011). Tecnologias promissoras: PAN - rede sem fio de área pessoal. Tecmundo. Página visitada em 30 de abril de 2013.

José Mauricio Santos Pinheiro (18 de julho de 2004). GAN - Global Area Network. Projetoderedes. Página visitada em 30 de abril de 2013.

Charles M. Kozierok (20 de setembro de 2005). Local Area Networks (LANs), Wireless LANs (WLANs) and Wide Area Networks (WANs) and Variants (CANs, MANs and PANs). The TCP/IP Guide. Página visitada em 30 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário